quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trabalhos do mês de maio: Respeito


Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes"Albert Schweitzer

       Estamos inseridos em um contexto sócio-cultural no qual o imediatismo, a ambição e a cobiça influenciados principalmente pela mídia fazem com que alguns valores sejam menosprezados pela sociedade.
O processo educativo perpassa por uma construção de valores de paz, RESPEITO, direitos humanos, ética e cidadania que nos torna melhores pessoas e melhores cidadãos.
     Durante o mês de maio trabalhamos com o tema RESPEITO. Confiram nossas atividades:



CEC


Considerando a importância de valorizar a representatividade para uma educação pública de qualdidade, a SME cria resolução n° 1186 de 26 de abril de 2012, que convida um representante de cada segmento da Comunidade Escolar: Professores, Pais, Alunos, Funcionários e Associação de moradores para participar do Conselho Escola-Comunidade (CEC).

Dentre as diversas atribuições descritas nesta resolução, ao Conselho Escola Comunidade (CEC) caberá:

I - Ter atuação conjunta e participativa com a Escola garantindo, que o processo educativo reflita os anseios e valores da comunidade;
II - Promover reuniões mensais com registro em ata, com seus segmentos e com a direção da escola;
III - Participar da elaboração e desenvolvimento doProjeto Político Pedagógico e avaliação global da Unidade Escola.

Confiram através das imagens o decorrer deste processo democrático que estreita os laços entre a escola e a família.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Semeando Valores, tecendo Futuros" - RESPEITO


o Projeto Político Pedagógico: “SEMEANDO VALORES, TECENDO FUTUROS” surge na necessidade de resgatar os valores como o respeito, a ética, a justiça, o amor e a solidariedade para que através dos princípios definidos por nossa instituição, cultivemos a paz e assim criemos as condições necessárias para o crescimento humano do educando e sua formação na sociedade.
No primeiro trimestre trabalhamos o tema RESPEITO, embasados na história: "Menina bonita do laço de fita". 
Nossa culminância aconteceu no dia 10 de maio onde apresentamos uma bonita exposição.
Confiram os melhores momentos no vídeo:

HOMENAGEM AS MAMÃES

No dia 10/05/2012 fizemos a comemoração do Dia das Mãe. Nesta postagem, mostraremos o lindo vídeo feito em homenagem a todas as mamães do EDI Heloísa Marinho que são sempre atuantes e comprometidas com a educação das nossas crianças. 
Mais uma vez, obrigada por esta linda parceria!



terça-feira, 1 de maio de 2012

PROJETO: "ALIMENTAÇÃO"


             A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além da alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. 
           Diante do exposto, nossos objetivos em trabalhar esta temática são:
- Contribuir para a promoção da saúde;
- Estimular a ingestão de alimentos saudáveis;
- Previnir a obesidade infantil;
-  Conhecer a necessidade de higienização dos alimentos;
- Perceber as cores, sabores e texturas dos alimentos.



           Confiram o vídeo com nosso trabalho!







PROJETO: "IDENTIDADE"



Durante o mês de março desenvolvemos as atividades relacionadas ao "Projeto Identidade" cujo os objetivos gerais são: Estimular a interação aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais; Respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. Confiram as fotos das atividades desenvolvidas: 













DIA DO CIRCO



         Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
          Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
      Nossos pequenos aproveitaram essa data simbólica, para homenagear esses talentosos artistas que tanto alegram o Universo Infantil. 












PÁSCOA




Nessa bonita data, nossos pequenos trabalharam ludicamente o verdadeiro sentido da páscoa, ou seja, uma festa ecumênica da partilha. Nossa festa, contou com um caça ao tesouro de coelhinho, dinâmicas e brincadeiras onde as crianças aprenderam a compartilhar com o próximo e também  recebemos a visita dos coelhinhos da páscoa que trouxeram muitos chocolates e alegria. Confiram o vídeo!